No NATO TIGER MEET 2021, as equipas de militares Tactical Air Control Party (TACP) efetuam treinos na vertente do close air support ou apoio aéreo próximo, que lhes permitem atualizar os seus conhecimentos das táticas, técnicas e procedimentos empregues pelas forças que atuam no terreno.
O exercício permite ainda aos TACP alicerçar os laços de cooperação e de interoperabilidade com os militares das restantes nações, preparando-os para o cumprimento da missão em teatros de operações reais, como por exemplo na MISNUMA.
O TACP é uma equipa militar geralmente composta por duas forças distintas, o Joint Terminal Attack Controller (JTAC) ou controlador aéreo avançado que é responsável por controlar a ação de uma aeronave de combate contra alvos hostis, e o System Operator ou operador de sistemas que apoia todo o espectro de missão do JTAC, sendo fundamental pelo domínio que possuí na operação de todos os equipamentos e sistemas das equipas TACP.
Pela sua capacidade de adaptação no terreno os militares TACP estão aptos para operar em qualquer lugar, em qualquer circunstância, durante o dia ou a noite, cooperando com qualquer força militar e em qualquer teatro de operações onde seja identificada a necessidade de apoio aéreo próximo.
Os TACP assumem, por isso, um papel fundamental na Força Aérea no âmbito da contribuição do poder aéreo para as operações terrestres.