Emissão Filatélica exclusiva do NATO Tiger Meet 2021

A Força Aérea e os Correios de Portugal (CTT) apresentaram esta manhã, dia 2 de maio, na Base Aérea N.º 11, em Beja, a emissão filatélica exclusiva do Nato Tiger Meet 2021 (NTM2021).

Estiveram presentes o Presidente da Comissão Histórico-Cultural da Força Aérea, Tenente-General António Mimoso e Carvalho; o Diretor de Operações Aéreas, Brigadeiro-General João Caldas; o Comandante da Base Aérea N.º 11, Coronel Paulo Costa; o Comandante do Exercício do NTM2021, Coronel Carlos Lourenço; o Comandante da Esquadra 301 – “Jaguares”, Major Emídio Fernandes; os comandantes das esquadras participantes e o Diretor de Filatelia dos CTT, o Dr. Raul Moreira.

Os selos têm representadas pinturas das aeronaves “Tiger” mais significativas da Esquadra 301 – “Jaguares”, representando a sua evolução desde os Fiat G-91, com que Portugal se estreou, em 1978, no primeiro NTM na Bélgica, os Alpha-Jet e os F-16 AM.

O Presidente da Comissão Histórico-Cultural da Força Aérea, Tenente-General António Mimoso e Carvalho, aproveitou o momento para enquadrar historicamente o Nato Tiger Meet e homenagear o Coronel Donald “Don” Verhees, um dos fundadores do exercício em 1961. Acerca da Emissão Filatélica, referiu que “o postal é uma maneira simbólica e incomum que pode contribuir para a nossa saúde emocional e sentido de comunidade, mas também uma forma de nos mantermos em contato com as pessoas que significam mais para nós”.

De forma simbólica, os presentes obliteraram o Carimbo Comemorativo e assinaram os postais.

Os selos de edição limitada podem ser comprados no “Tiger CTT”, dentro da Base Aérea N.º 11 e nas lojas oficiais dos CTT.

Antecedeu a esta apresentação dos selos, ainda durante a manhã, a inauguração da pintura do F-16 AM alusiva ao NTM2021, pelo Comandante Aéreo, Tenente-General Eurico Craveiro. Um projeto artístico da responsabilidade dos militares da Esquadra 301 – “Jaguares”.

Estes eventos antecederam a cerimónia de abertura oficial do NTM2021, que decorre até 14 de maio, sob a organização da Força Aérea.

VEJA AS FOTOGRAFIAS